A Cáritas Diocesana da Guarda, através de um acordo de cooperação com o Centro Distrital de Segurança Social da Guarda, dispõe de Centro de Apoio à Vida – NAS©ER - com as vertentes de atendimento, acompanhamento e alojamento (Portaria n.º 446/2004 de 30 de Abril).
Os destinatários são mulheres grávidas, puérperas e seus filhos recém-nascidos, em situação de dificuldade. Os objectivos fundamentais são proporcionar condições que favoreçam o normal desenvolvimento da gravidez; contribuir para o exercício responsável da maternidade e da paternidade; assegurar condições para o normal desenvolvimento do recém-nascido e promover a aquisição de competências pessoais, profissionais e sociais tendo em vista a sua futura inserção familiar, social e profissional.
Como recursos humanos dispõe de uma Técnica de Serviço Social, a tempo parcial e de uma Psicóloga que desempenha as funções de Directora do CAV. Conta ainda com quatro Auxiliares de Acção Directa a tempo inteiro, uma Auxiliar de Acção Directa a tempo parcial e de alguns Voluntários nas áreas da saúde, direito e educação. No ano lectivo em curso, estão a decorrer estágios no NAS©ER duas alunas do Curso de Mestrado em Psicologia da Universidade da Beira Interior.
Ao longo do tempo e apesar de o NAS©ER ter uma dimensão relativamente pequena, já passaram pela instituição um grande número de mulheres grávidas e puérperas e de crianças, muitas das quais nasceram durante a institucionalização das mães.
Ao longo da sua permanência na instituição, as utentes são apoiados a nível psicológico, social e jurídico. A nível social, algumas utentes foram inseridas em cursos de formação de acordo com as respostas existentes, foram estabelecidos contactos com a rede familiar no sentido do seu fortalecimento como suporte e foram feitas diligências para se obterem as prestações familiares e sociais a que as utentes têm direito. A nível psicológico, foram feitas abordagens pessoais e grupais com o objectivo de trabalhar o projecto de vida das utentes sendo que, para o efeito, tem vindo a assumir uma grande importância a rede de suporte familiar das utentes.
Ao longo dos anos, têm sido proporcionadas ás mesmas actividades de formação pessoal, lúdico – recreativas bem como períodos de férias na praia.